Assistindo a um programa sobre a questão em torno do ano 2012, achei que seria legal escrever sobre.
Fim do mundo. É um assunto muito discutido nos últimos anos, tanto que até um filme foi feito em torno do tópico (tá, isso todos sabem). Enquanto uns acreditam realmente na hipótese do calendário maia estar correto e o fim do mundo estar próximo, outros tem convicção de que é um erro, que a 'data' já passou.
Apesar de algo curioso e talvez até um pouco aterrorizante, não acredito totalmente nessa história. Afinal, não importa o que aconteça, o mundo (a Terra) não vai acabar - a não ser que alguma coisa tão grande quanto ele se choque e acabe em ruínas/meteoros. Isso remete à questão de preservação do planeta, que é algo necessário não para o mundo, mas pra vida (não só a humana, toda e qualquer forma de vida).
Penso sobre o futuro da humanidade, sobre o que vai acontecer daqui a décadas, séculos, milênios e percebo que não há uma visão totalmente otimista. A força do universo, a física, são superiores a quaisquer desejos do homem. Por mais que tentemos reverter o processo de aquecimento global, essa não vai ser a principal causa de um fim do 'nosso' mundo, mas essas forças supremas (não falo de deuses, mas de forças naturais) como as que fazem a terra se deslocar tantos graus para cá ou para lá, provocando isso ou aquilo, ou o poder do interior da Terra, que provoca terremotos e afins. É inevitável pensar num fim da vida na Terra. Se está próximo ou distante, não há quem possa dizer, mas podemos tentar amenizar alguns fatores, protegendo o planeta pra nos proteger.
Mas aí você diz: "Mas será que um dia não conseguiremos 'mudar' de planeta com todos os avanços tecnológicos e científicos?". Eu espero que sim, porque isso prolongaria nossa existência, nos daria mais chances. É tão estranho pensar que avançamos, conseguimos coisas inimagináveis e que talvez um dia tudo isso acabe. O tempo de vida do universo é enorme. Nós somos apenas um minúsculo pedacinho dentro dele.
Voltemos a nossa realidade. Estamos aqui. Curtam sua vida ao máximo.
até :T
0 comentários