Acho que tava na hora de fazer um post diferente.
O tempo de volta às aulas é sempre estranho. Primeiro, a sensação de estar deixando a vida sem preocupações das férias de lado. Segundo, perceber que a rotina está de volta e que as responsabilidades voltaram a ter seu lugar. Você está feliz porque vai voltar a passar todos os seus dias com seus amigos, mas triste porque não poderá passear, viajar, sair ou gastar seu tempo como quiser da mesma forma como estava fazendo. É sentir a contradição chegando a você.
É o tempo em que as grandes lojas de departamento e papelarias oferecem promoções de materiais escolares e ficam cheias de pais e mães desesperados na busca das necessidades de última hora. É quando as livrarias enchem de pais e alunos que procuram livros didáticos e quase nunca conseguem comprar tudo, porque sempre há algum em falta. E as lojas de bolsas e acessórios, procuradas por aqueles que precisam de mochilas, estojos, lancheiras (pros pequenos), também tem seu lugar na confusão.
De repente, eis que chega o grande ‘primeiro dia de aula’. Até uma certa época de sua vida, os primeiros dias de aula são os mais divertidos de todo o ano letivo. Isso porque todos os professores procuram integrar a turma, perguntando sobre suas vidas, fazendo pequenos joguetes de entrosamento, tudo com a finalidade de fazer com que todos se conheçam superficialmente e, mais tarde, possam se tornar bons colegas de classe. Nesse início, quase não há matéria, não há deveres de casa, e tudo não passa de um grande chat em sala de aula. Mas só até um ponto na linha do tempo. Depois disso, a primeira semana de aula já é o começo das atividades, dos deveres, trabalhos e tarefas. Não há mais toda aquela brincadeira, pois não se pode perder o precioso tempo de estudo. Sua vida depende daquilo.
Na rotina, são notáveis as marcas que a escola nos deixa e que sempre nos deparamos, às vezes assustados, assim que voltamos à nossa ocupação (estudante, óbvio). Nas salas de aula, alunos conversam como nunca tiveram feito, sobre os mais diversos assuntos que se possa imaginar e professores voltam a dar broncas pelos mais diversos motivos. Nos recreios, o retorno do terror das cantinas cheias, que te fazem até perder a fome. Nos corredores, inspetores se estressam novamente com aqueles alunos que insistem em fazer besteiras.
Mas não se pode negar a falta que esse lugar em que vivemos boa parte da nossa vida faz, por mínima que ela seja. Afinal, é o lugar que nos torna gente, que nos faz aprender a viver como sociedade, onde todos tem direitos e deveres. Não há como não lembrar dos primeiros dias de aula de um ano, da alegria de rever alguns amigos que, por algum motivo, não pode ver nas férias. E ser feliz por estar lá.
Bom fim de férias e bom retorno as aulas pra todos.
Não fale sobre o fim das férias, muito triste isso!
É, eu prefiro rever meus amigos nas férias.. rsrs
Boom fim de férias!
obs.: comprar material é a parte divertida!