.school tests

sexta-feira, 18 de setembro de 2009 às 18:28

Posha, muito tempo que não escrevia por aqui. Falta de tempo, muitos testes. Semana que vem começam minhas provas, por isso já deixo avisado uma demora pro próximo post. Mas como eu gostei da experiência, não parei. Estou aqui pra discutir sobre um assunto que perturba muito nós adolescentes. São as provas.

Apesar de ser a forma mais comum de avaliação de alunos, acredito que os testes escritos não são tão bons. São bons por agirem como aprendizagem de memorização, na maioria dos casos. Quando se estuda pra uma prova, procura-se armazenar a maior quantidade de informação possível, que provavelmente depois de algum tempo (dependendo da intensidade e da memória da pessoa) você vai esquecer, se não repetir aquilo por bimestres seguidos muitas vezes. Isso acontece muito em Matemática, por exemplo. Ninguém esqueceu como somar ou subtrair, porque você passa a usar isso frequentemente depois de ter aprendido. Em contrapartida, algumas regras de Português que você aprendeu há muito tempo atrás com certeza já cairam em algum buraco negro da mente.

Voltando ao ponto, acho que as provas escritas não permitem uma grande aprendizagem. É óbvio que provas massivas tipo vestibular tem que ser dessa forma, já que ninguém vai fazer teste oral em todos os candidatos, por exemplo. E é desse tipo que queria falar agora. As provas orais geralmente ficam só na parte de Línguas, pra testar pronúncia e pans. Mas acredito que além disso, ele testa sua habilidade de dialogar e mostra ao professor o que realmente você aprendeu. Tá bom que não dá pra dispensar o teste escrito, mas acho que seria legal se unissem ambos. Matérias como geografia, história seriam bem mais divertidas se tivessem essa divisão. I mean, não só individual, mas discussões em grupos talvez. Mais do que só um trabalho, dependendo do assunto pode se tornar até divertido.

Não é um assunto muito discutido, eu sei. Pode parecer um pouco chato, mas foi o que pensei pra hoje. E acho que não foi tão ruim. Ultimos dias, além de estudar, tenho jogado muito HoN. Nem todos curtem, mas e daí? Eu curto. E um pouco de DotA com a galere :B

Fica por hoje esse vídeo desse remix que achei muito bem feito e essa screenshot do meu Behemoth bugado matamdo gerau1!one!!

Até a próxima! Cya :D

2 comentários

  1. Bill Says:

    Dessa vez tenho que discordar. 8D

    Vou começar discordando quanto à memorização. Isso que falou não é verdade. Nem todas as matérias são memorização, e o próprio exemplo dado foi o pior possível pra provar seu ponto: Matemática. Matemática não é decoreba. Aquelas fórmulas de PA e PG, por exemplo, eu já esqueci. Contudo, não esqueci a maior parte do que aprendi até hoje de matemática. Matemática não se decora; entende-se, deduz-se.

    Outro ponto que discordo é quanto às provas orais. Não faz a menor diferença, é tudo memorização. O máximo que vai acontecer é reduzir as colas e colocar um fator de proximidade humana desnecessário em avaliações.

    Em resumo, não vejo grandes problemas com provas escritas. Acho apenas que o aluno precisa SABER a matéria e ser capaz portanto de fazer uma prova a QUALQUER momento, não considerar a prova algo tão especial e sagrado que precise de horas afinco de preparação.

  2. Rafael Says:

    Acho que talvez não tenha escrito direito, quando falei da Matemática quis me referir a repetição, não a memorização. Eu também não me recordo mais dessas fórmulas de PA e PG. As vezes nem identifico elas.
    E de certa forma, concordo com seu ponto de vista de que o aluno deve saber a matéria. Mas, por exemplo, quando você sabe aquela resposta, mas não tem ideia de como escrevê-la e talvez soubesse exlicá-la melhor oralmente seria proveitoso. Provas orais não vem muito ao caso quando se fala de exatas, já que não se vai ficar falando as contas, fórmulas e o resto.

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